A mídia OOH (Out of Home) refere-se a qualquer tipo de publicidade que seja vista fora de casa, ou seja, em locais públicos, como ruas, estradas, praças, transportes públicos, estações de metrô, aeroportos, etc. Esse tipo de publicidade pode ser encontrada em formatos como cartazes, outdoors, banners, painéis digitais, entre outros.
A mídia OOH é uma forma eficaz de publicidade, pois permite que as marcas sejam vistas por um grande número de pessoas em movimento. Além disso, a mídia OOH é geralmente colocada em locais estratégicos, onde há grande fluxo de pessoas e tráfego, o que aumenta ainda mais a exposição da marca.
O funcionamento da mídia OOH é relativamente simples. As empresas que desejam usar esse tipo de publicidade contratam uma agência ou uma empresa especializada em OOH para planejar e executar a campanha publicitária. A agência ou empresa escolhe os locais e formatos mais adequados para a campanha, cria a arte e produz as peças publicitárias. Depois, essas peças são instaladas nos locais escolhidos e ficam expostas durante o período contratado.
É importante ressaltar que a mídia OOH é uma das poucas formas de publicidade que não pode ser ignorada pelo público, pois é vista mesmo que involuntariamente. Além disso, a mídia OOH pode ser segmentada geograficamente, permitindo que as marcas atinjam seu público-alvo em locais específicos e de forma mais eficiente.
No Brasil
Conforme o estudo Inside OOH 2022 da Kantar IBOPE Media, houve um crescimento de 29% nas inserções publicitárias em mídia OOH no primeiro semestre de 2021, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Esse aumento é impulsionado pelo crescente interesse das marcas em anunciar nesse meio, que consegue informar e interagir com os consumidores em movimento pela cidade, acelerando assim o surgimento de novos formatos e a necessidade de planejamento por parte das empresas.
Em nosso país, a publicidade em OOH impactou 85% das pessoas em 2021, representando um aumento de 7% nos últimos cinco anos, sendo a penetração muito mais forte do que em países como Estados Unidos (55%), Reino Unido (60%) e Espanha (79%). A mídia OOH tem a vantagem de poder atingir o público de diferentes formas, sendo que 59% dos brasileiros afirmam terem sido impactados por propagandas em estabelecimentos como supermercados, shoppings e universidades, além de transportes públicos (59%), mobiliários urbanos (como relógios de rua e pontos de ônibus e táxis) (58%) e grandes mídias, como outdoors e painéis (54%).