Sistema para Gestão de Agências

Diário do Campo – parte II: estrutura

15 de maio de 2007 por André Traichel

Cotidiano

Pois bem, continuando esta série que deixei parada durante algum tempo, vamos fazer uma pequena retrospectiva. Na primeira parte eu propus escrever um relato com os motivos,vantagens e desvantagens de abrir uma empresa de tecnologia em uma cidadezinha do interior, não na capital do Estado.

Depois de dito os motivos, partiremos para as vantagens em termos de estrutura que nossa vida aqui, a 100km do agito de Porto Alegre, tem a oferecer. Pra começar vamos pela primeira necessidade de muitas empresas e que pra nós, na época, era essencial: uma sala. Pra achar uma sala comercial legal para se alugar em uma cidade pequena temos 2 vantagens e 1 desvantagem. O lado bom é que não se precisa bater muita perna pra encontrar algo legal, ou seja, não tem tanto prédio assim pra ficar procurando em imobiliárias, que aliás também são poucas. Aqui em Teutônia são basicamente 4. Claro que isso também traz a desvantagem: pouca oferta. As melhores salas ficam muito tempo alugadas.

Mas a grande vantagem no quesito aluguel são os valores. A SiGA SW está numa boa sala, no centro, próximo a tudo e por um valor no mínimo 1/4 de uma mesma sala de mesmo tamanho em um ponto bom de Porto Alegre.

Outro ponto essencial para nós é a Internet. Aqui em Teutônia temos 2 opções: ou usamos a ADSL da BrasilTelecom ou o serviço web da companhia de luz daqui, a Certel. Esse último é interessante e chamou a atençao do Jânio quando ele esteve aqui nos visitando. O Voe (esse é o nome) consiste em uma banda larga por rádio que abrange toda a cidade por meio de antenas espalhadas nos postes em quase todos os bairros e linhas de Teutônia. Quem assina o serviço, que sai por R$ 69,00 – 300kbps – tem apenas que esperar o pessoal puxar um cabo de rede de uma dessas antenas até o quarto ou sala, sem precisar pagar modem ou provedor. Pra vocês terem idéia, moro a 10km da sede do SiGA, no meio da colônia, e tenho banda larga!

De resto sai tudo igual: móveis, luz e telefone. De quebra ainda temos vista para a Serra Gaúcha…

No próximo artigo: transporte.