Sistema para Gestão de Agências

Co.De. ESPM-SUL: uma agência experimental com ótimas experiências utilizando o SiGA

21 de outubro de 2016 por André Traichel

Cases, Geral, SiGA

Conheça a  Co.De. ESPM-SUL, uma agência experimental dentro de uma universidade, onde alunos podem vivenciar o dia a dia de uma agência de verdade.

Co.De. ESPM-SUL

Um dos grandes desafios nas escolas de ensino superior é encontrar o equilíbrio entre a teoria de sala de aula e a prática do mercado de trabalho. Qual a melhor maneira de ensinar e ao mesmo tempo mostrar como é a realidade do mercado?

Pensando nisso, a ESPM-SUL, situada em Porto Alegre, criou a Co.De, uma agência experimental onde alunos podem vivenciar o dia a dia de uma agência de verdade.

[Nosso ideal é] preparar nosso alunos/membros para o mercado de trabalho, proporcionando a eles sua primeira experiência. Isso também contribui na construção de um portfólio dentro das expectativas do mercado atual.

A AGÊNCIA Co.De. ESPM-SUL

A Co.De. está baseada em uma escola de ensino superior, sendo uma agência completa e funcional.

Reúne mais de 50 alunos dos cursos de Publicidade e Design. Esses alunos dividem-se dentro das cinco áreas de atuação da Co.De.: fotografia, moda, digital, áudio /vídeo e a agência de comunicação. Também fazem parte 11 professores orientadores. Nesse ano, foi premiada como a melhor agência experimental de comunicação do Sul do Brasil, pelo Expocom.

ENSINANDO A REALIDADE

Mas é interessante notar como uma agência experimental enfrenta os mesmos desafios de uma agência tradicional.

A alta rotatividade de membros dificulta a implementação de processos e de uma cultura empresarial. Acreditamos que o SiGA irá facilitar os processos, assim como auxiliará na organização do histórico de trabalhos.

Muitas agências sofrem com a alta rotatividade de colaboradores, por diversos motivos. Dessa forma, criar uma política e uma cultura de processos de trabalho torna-se ainda mais difícil. Ainda mais sem o auxílio de software de gestão, que registre todos os trabalhos realizados.

A facilidade [do SiGA] em organizar e encaminhar demandas para a equipe de produção e, ainda, atentar para os prazos (…) proporciona aos membros da agência uma experiência “igual” ao que ele encontrará no mercado.

Como dissemos, o equilíbrio entre teoria e prática no ambiente acadêmico é difícil de ser encontrado. Busca-se, assim, o ideal que, na maioria das vezes, não é aplicado em agências reais. Dessa forma a Co.De. procura trazer aos estudantes uma atuação baseada na realidade das agências.

Levando em consideração que a Co.De. está situada em um ambiente acadêmico, isso contribui para que o aluno perceba as multitarefas envolvidas em uma agência de publicidade ou design. (…) Ao organizar a tabela de serviços, percebemos que podíamos oferecer aos clientes mais serviços relacionado ao marketing digital, por exemplo.

Criar alunos preparados para o ambiente do mercado de trabalho, essa é a função da academia. Um mercado que se beneficia de uma iniciativa como a Co.De. – que prepara e fornece novo profissionais capacitados e preparados – é um mercado mais forte, inteligente e humano.

O mais importante que temos notado [com o SiGA] é que tem contribuído na percepção do papel de cada membro da Co.De., pois possibilitou que enxergassem o processo de criação desde o briefing até a entrega final.

Agradecemos à equipe da Co.De. por ter separado alguns minutos para conversar conosco. Não podemos deixar de parabenizar a ESPM-Sul pelo belo trabalho realizado em prol da educação superior no Brasil e no mundo.

Co.De
http://code.espm.br/
Rua Guilherme Schell, 350 – Porto Alegre/RS
(51) 3218-1440 / 3218-1442

O SiGA se adapta à sua realidade. Não importa o tamanho da sua agência, ele é ideal para você. Aumente o número de serviços oferecidos aos seus clientes agora mesmo! Com ele você organiza pautas, gera relatórios completos, realiza a gestão financeira e administrativa do seu negócio e muito mais. Peça seu teste gratuito por 7 dias e aproveite tudo o que o SiGA pode te oferecer.