Faça marketing para o seu site, não para outros!
Isto mesmo, faça marketing para o seu site. Não invista apenas em sua fanpage ou perfil em rede social. E o motivo é bem simples: as redes sociais não são suas!
Então, pode parecer algo estranho nos dias de hoje, mas temos visto muitas empresas fazendo isto. Elas deixam de ter o seu site para ficar apenas com o Facebook, por exemplo. Claro, muitas vezes a justificativa para isto é que site tem custos, fanpage não.
Mas, cá entre nós, atualmente existem muitas soluções extremamente em conta. E por mais que se tenha algum custo, para fazer marketing digital você terá que investir algum valor e não pode ser para outros, concorda? Sim, esta é a grande questão. No momento que você está usando apenas fanpage ou perfil de rede social, nada do que está lá realmente é seu. Lembra do Orkut? Second Life? Pois é…
Ciclo de Vida
A verdade é que redes sociais vem e vão. Algumas podem durar mais, mas em algum momento elas passarão por um declínio, que se não for geral pode ser para o seu público. Quer um exemplo? Quantos jovens já migraram para o Instagram porque “minha avó agora comenta meus posts no Face!”. Se a sua empresa tem todo o seu portfolio e relacionamentos apenas no Facebook, se prepare para fazer a mudança…
Faça o marketing para o seu site. Ele é seu. Todo o trabalho que teve com ele fica com você. Você pode experimentar coisas novas. Alterar layout, fazer testes A/B, criar uma promoção em um hotsite.
As redes sociais são ótimas para reforçar sua marca e ajudar no relacionamento, mas duradouro mesmo somente o que é seu. Ao investir em marketing digital, tente direcionar para algo que você pode customizar e que não será perdido em uma mudança de mercado. Estar presente no Instagram, Twitter, Facebook e outras redes vai ampliar a sua presença social e elas devem apontar para o centro de tudo, que é o seu negócio.